Apelo Visual

É notório que hoje vivemos numa sociedade onde o apelo visual é fortíssimo, portanto, qualquer estratégia de marketing digital ou quem sabe até deseja conhecer mais sobre o curso de marketing digital,  precisa pensar com muito carinho nesse quesito caso de fato queria que a investida seja um sucesso. Para tanto é fundamental entender como esse universo funciona, suas armadilhas e perigos.

São vários os exemplos que podemos citar de campanhas desastrosas que gastaram muito dinheiro e não obtiveram sucesso por conta de erros clássicos no apelo visual. Destaquemos algumas situações:

  • É necessário estabelecer no planejamento qual o público que se quer atingir, para só então determinar qual o tipo de apelo visual a ser utilizado, afinal aquilo que atrai visualmente uma criança pode não funcionar com um idoso de oitenta.
  • É obrigatório saber previamente quais serão as mídias utilizadas, pois o apelo visual tem resultados diferenciados em cada espaço.
  • É importante compreender a força do apelo visual e não extrapolar sua influência, pois isso poderá gerar um marketing reverso.

Continue lendo o artigo e entenda melhor todos esses detalhes:

Determinando o melhor apelo visual de acordo com cada tipo de público

Apelo visual

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 É evidente que o apelo visual deverá ser direcionado para cada público-alvo, mas como assim?

Imaginemos o seguinte exemplo: eu pretendo lançar uma campanha de marketing digital para a venda de um smartphone especial para gamers, portanto, que tipo de apelo visual poderei usar? A resposta é vários, mas necessariamente algo que tenha relação com o universo jovem, afinal são eles os maiores consumidores desse tipo de produto. Nesse caso, podemos utilizar imagens mais radicais e até mesmo algo com certo apelo sensual.

Note que para o público com mais idade essa estratégia mais “descolada não funcionaria”.

Em contrapartida, hoje existe no mercado um celular bem simples, voltado para os idosos, que não possui muitos recursos e com um botão de emergência para comunicar o ente da família mais próximo em caso de perigo.

A campanha descolada não funcionária aqui, o público é outro e o marketing, nesse caso, precisa ter um apelo visual muito mais sério, como uma situação de risco por exemplo, onde tal celular ajuda a salvar vidas! 

Os apelos visuais mais adequados de acordo com a mídia a ser utilizada 

É fundamental sabermos previamente qual a mídia na qual o marketing digital será trabalhado, pois o apelo visual funcionará de maneira diferenciada em cada meio.

No facebook, por exemplo, o apelo visual consegue ser apresentado de forma bem mais natural do que em banners nos sites, ganhando inclusive mais visualizações. Contudo, nem sempre consegue passar a confiança que deveria e nisso os sites levam vantagem!

Sendo assim, a diagramação, os efeitos de imagem e até mesmo as cores podem ser o ponto decisivo para uma campanha dar certo ou não.

Supondo que um cliente queira que sua logomarca seja exposta num site de grande circulação. Contudo as cores da sua marca são totalmente incompatíveis com as cores utilizadas nessa plataforma. Então o que fazer? Adequar a plataforma à marca ou vice-versa? 

O apelo visual extrapolado e seu efeito reverso

 É necessário que o planejamento de qualquer campanha que vise o sucesso tenha essa preocupação, uma vez que já está comprovado que a superexposição de uma marca pode ter apelo visual cansativo e repetitivo, fazendo com que as pessoas se desinteressem por ela. Pensando nisso, é muito melhor e mais efetivo dividir uma grande campanha em várias pequenas campanhas ocasionais.